Foto divulgação
Brincando de Ser é o nome da exposição coletiva que o Projeto Pallotti promove, de 6 a 29 de junho, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm). A mostra reúne 42 obras de cerca de 70 crianças e adolescentes atendidos no projeto social. É a primeira vez que o projeto ocupa as galerias do museu santa-mariense, que estará aberto à visitação das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira. A iniciativa foi contemplada no edital Espaços Expositivos do Masm.
As peças, que usam técnicas de assemblage, pintura, argila e instalação digital, foram criadas durante as oficinas de biodança, psicoarte, fotografia e arte contemporânea que os alunos participam no contraturno escolar. As oficinas são pautadas em uma proposta interventiva de articular arte e psicanálise, em um trabalho de constituição subjetiva dos sujeitos envolvidos.
–A exposição permite enxergar nossos jovens artistas para além da arte e com a arte. Para que possam se expressar na totalidade, na coragem de expor as próprias vivências e de mostrar para o mundo como andam brincando de ser – explica a assistente social responsável pela oficina de biodança, Marines Pio.
Ao longo das oficinas e na construção das peças da exposição, os alunos puderam manifestar, por meio da arte, suas angústias, anseios e sofrimentos, bem como a alegria, a esperança e os sonhos. Uma maneira de dizer aquilo que muitas vezes não conseguem expor em palavras. E a oportunidade de mostrar as criações também é comemorada:
– A minha arte representa duas pessoas se olhando. Eu gosto muito da exposição, e espero que as outras pessoas adorem! Eu fico muito feliz de estar num museu – diz Lucas Bencke, 10 anos.
O projeto
Há mais de 12 anos, o Projeto Pallotti atende, gratuitamente, crianças, adolescentes, jovens e famílias em vulnerabilidade social. O objetivo do projeto é proteger os direitos de cada indivíduo, buscando possibilidades de transformação e autonomia para suas vidas. No projeto social, são disponibilizadas oficinas de apoio pedagógico, artes, fotografia, dança, música, taekwondo, futebol, teatro, práticas ambientais, informática, biodança, formação para jovens empreendedores e oficina de artesanato e biodança para os responsáveis. Além disso, são ofertados atendimentos especializados em fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicopedagogia, psicologia e social, além de refeição e transporte.
AGENDE-SE
- O quê – Exposição “Brincando de Ser”, do Projeto Pallotti
Quando – 6 a 29 de junho, das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira
Onde - Museu de Arte de Santa Maria (Masm), na Avenida Presidente Vargas, 1400
Quanto – Ingressos gratuitos